RESILIÊNCIA

Você já ouviu falar sobre resiliência humana, ou sabe o seu significado e por que é importante desenvolvê-la? 

Imagina uma esponja de lavar louça, daquelas amarelinhas mesmo. Pense que você está apertando ela em sua mão e, quando você abre sua mão novamente, ela volta à sua forma original. Ou também pense em uma mola, que se pegar e esticar bastante, ao soltar, ela volta ao seu formato anterior.

Agora imagina uma folha sulfite e faça o mesmo processo. O que vai acontecer com a folha ao amassar em suas mãos? Ela vai ficar amassada, certo?

Essa ação da esponja, ou da mola, de ser pressionada e ainda voltar à sua forma de antes é um fenômeno que a física chama de resiliência. No caso, a folha sulfite não é feita de um material resiliente e acaba se deformando com facilidade. 

Por isso, a Resiliência nada mais é que um processo de algum material passar por uma pressão e depois conseguir voltar para a sua forma de antes, sem perder sua qualidade.

Assim, sendo uma capacidade muito interessante, a Psicologia pegou a palavra e o seu significado “emprestados” para definir a resiliência humana, que seria a arte de lidar com momentos de pressão, sem perder a sua essência, conseguindo controlar as suas emoções

Rolar para cima